domingo, 16 de janeiro de 2011

Taipan

 

  
A taipan é uma cobra da família elapidae encontrada no litoral e no outback australiano, porem não é perigosa, devido a sua baixa capacidade de ataque aos humanos, deixando ela muito perigosa a animais de maior porte, como: elefantes, cangurus, hipopótamos e rinocerontes. Tudo isso por que disficulta a rapidez e agilidade ao ataque para humanos, mas com os animais é diferente, eles são atraídos pelo testículo grande e acabam se transformando em presa predileta da cobra.
Existem seis espécies conhecidas. A cobra taipan comum é subdividida em duas sub-espécies: a taipan costeira da Austrália (Oxyuranus scutellatus scutellatus) e a taipan de papua (Oxyuranus scutellatus canni) que é nativa da costa sul de Papua-Nova Guiné.
A espécie inland taipan (Oxyuranus microlepidotus) é considerada a cobra mais venenosa do mundo. Possui um veneno hemotóxico potente e complexo (que faz o sangue se liquifazer, destruindo as células sanguineas, podendo ocorrer hemorragias internas), inoculado através de duas presas fixas que tem na parte posterior da boca, capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos. Estima-se que o veneno disponível em suas presas seria capaz de matar 100 homens ou 250.000 ratos. A espécie taipan comum, por sua vez, é considerada a cobra mais venenosa do mundo. É da mesma família da cobra Coral e Naja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário